Os felinos que recebem todos os cuidados essenciais durante a vida, tendem a viver bastante, uma média de 15 a 18 anos. Mas, o envelhecimento chega com algumas alterações comportamentais e fisiológicas, que geram a necessidade de algumas mudanças no cotidiano, para garantir uma boa qualidade de vida.
Cuidados:
É de extrema importância fazer consultas frequentes junto ao médico veterinário de confiança, para que sejam prevenidas e/ou tratadas doenças comuns na terceira idade felina, como, por exemplo, a doença renal crônica.
Alimentação:
Na parte comportamental, a partir dos 12 anos, podem já começar a ser notadas alterações no modo de agir do gatinho. Muitas vezes, os gatos idosos se tornam ainda mais seletivos com a alimentação. Uma dica interessante é aquecer um pouco de ração úmida para gatos, para torná-la mais atrativa através do aroma.
Higiene:
A higiene também pode ficar comprometida e, por isso, escovações mais frequentes ajudarão a fazê-lo se sentir limpo e mais confortável. Vale também verificar se as caixas de areia estão posicionadas em locais de fácil acesso.